São Paulo fechou o ciclo de 27 oficinas de preparação, vigilância e resposta às emergências que treinou cerca de 3 mil trabalhadores do SUS em um ano
A mesa de abertura do evento contou com a participação do oficial nacional de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública e RSI da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Rodrigo Lins Frutuoso; da representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems/SP), Lídia Silveira; e da coordenadora de Controle de Doenças da secretaria saúde do estado, Regiane Cardoso de Paula.
A coordenadora de formação para Emergências em Saúde Pública do DEMSP, Iara Campos, apresentou e saudou o evento em nome do departamento. "Vivenciamos muitas emergências nos últimos anos e tenho certeza de que hoje nos sentimos mais preparados para responder de forma oportuna e qualificada. Essas atividades funcionam como um grande espaço de integração entre as três esferas de governo e como uma oportunidade de compartilhar conhecimento", afirmou.
Fim do primeiro ciclo
Desde agosto de 2023, mais de 50 técnicos do Ministério da Saúde visitaram todos os estados e o Distrito Federal para realização das oficinas. Em todos os locais, as atividades foram acompanhadas pela Opas e contaram com a presença de gestores estaduais e municipais, além de trabalhadores que atuam nas redes de vigilância em saúde e ambiente e conselhos de controle social.
No próximo mês, começa o segundo ciclo de oficinas, que será focado na realização de simulados de emergências em saúde pública e também deve contemplar todas as unidades federativas (UFs).
Leia no portal do Governo Federal