Segundo levantamento realizado pelo Férias&Co, empresas que incentivam o período de descanso dos colaboradores obtêm melhores índices de engajamento, produtividade, atração e retenção de talentos, entre outros
O portal TERRA divulga um estudo realizado pela Férias & Co, no LinkedIn, que analisou o impacto das férias na qualidade de vida, bem-estar e retenção de colaboradores em diferentes setores. A pesquisa envolveu 586 profissionais, e 92% dos entrevistados afirmaram que momentos de lazer e descanso beneficiam a saúde mental. O levantamento também mostrou que 74% consideram o salário como o principal fator de permanência nas empresas, seguido por ambiente de trabalho positivo (66%) e benefícios (65%).
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional foi destacado como importante por 58% dos respondentes. Além disso, 88% acreditam que férias aumentam a produtividade e 79% apontam impacto positivo no engajamento. No entanto, 54,2% dos entrevistados já venderam suas férias ao menos uma vez, muitas vezes por falta de motivação ou dinheiro para viajar.
A pesquisa também revelou que 85% dos colaboradores que utilizam o Férias & Co. têm maior interesse em tirar férias devido à contribuição da empresa nas viagens. O benefício impacta positivamente na retenção de talentos, com 60% demonstrando menos interesse em procurar outro emprego e 66% percebendo melhorias no clima organizacional e no engajamento.
Gestores também notam vantagens, com 70% relatando aumento na satisfação dos funcionários e 75% destacando a competitividade na atração e retenção de talentos. Bruno Carone, CEO da Férias & Co., enfatiza a necessidade de estratégias de RH inovadoras para atender às expectativas dos colaboradores.
Leia a matéria completa no Portal Terra