Hospital Albert Einstein aplica protocolos que reduzem riscos de falta de atenção ou esgotamento, aumentam adesão a tratamentos e ajudam a controlar estresse e aliviar ansiedade
O sistema de saúde brasileiro enfrentou um aumento nas consultas por sequelas de saúde mental deixadas pela pandemia de Covid. Com protocolos que combinam técnicas de meditação, yoga e artes marciais para modificar comportamentos, um hospital em São Paulo — considerado o melhor da América Latina em um ranking internacional — profissionais da saúde atenderam aqueles que chegavam com crises de ansiedade, depressão ou estresse.
Com pesquisas avançando em paralelo, a equipe de Elisa Harumi Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, está aplicando essas técnicas também para resolver necessidades cotidianas que vão desde o controle do estresse até o aumento da atenção ou concentração, entre muitas outras. E isso pode ser tanto em alunos de uma escola primária local quanto em pacientes em hemodiálise, atletas, surfistas, pilotos de elite ou uma comunidade de 80.000 pessoas.
Leia a matéria completa no jornal O Globo