A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na quarta-feira (10), o evento Saúde do Homem – Ciclo de Qualificações Masculinidades e Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem.
A atividade, ocorrida no auditório da Estácio/FIB, no Stiep, reuniu palestras com o objetivo de entender as ações da rede municipal relacionadas à saúde masculina, além de um bate-papo sobre masculinidade.
O intuito do evento foi qualificar profissionais de saúde que atendem nas unidades básicas, trazendo abordagens para pensar em estratégias para acolher esses homens. “Tentamos dialogar a política e a integração da saúde do homem com a atenção primária, destacando também doenças que afligem a esta população”, declarou a subcoordenadora de Trabalho Integral da SMS, Vanessa Fonseca.
Para a assessora técnica do projeto pelo Ministério da Saúde, Jessica Trindade, o encontro visa entender os cuidados e os paradigmas relacionados ao homem, como a masculinidade tóxica, buscando trazer este público para a atenção primária à saúde.
“O homem tem a cultura de não cuidar de si. Então, é importante esse evento para que as pessoas possam orientar esses homens a buscar atendimento médico de forma preventiva”, disse a enfermeira Ana Rita Chaves, de 60 anos.
Notícia publicada na Agência de Notícias de Salvador (BA)