Em 2023, 58 crianças Xavantes em Mato Grosso perderam suas vidas para doenças evitáveis como desnutrição, anemia, diarreia e pneumonia...
Em 2023, 58 crianças Xavantes em Mato Grosso perderam suas vidas para doenças evitáveis como desnutrição, anemia, diarreia e pneumonia. Essa triste realidade, revelada por dados do Ministério da Saúde, acende um alerta sobre a situação precária da saúde indÃgena no Brasil e a necessidade urgente de ações efetivas para garantir o direito à vida e à saúde das crianças Xavantes.
Essa triste realidade, revelada por dados do Ministério da Saúde, acende um alerta sobre a situação precária da saúde indÃgena no Brasil e a necessidade urgente de ações efetivas para garantir o direito à vida e à saúde das crianças Xavantes.
A pediatra Natasha Slhessarenko, da UFMT, reforça que as doenças que causaram a morte dessas crianças são, em grande parte, prevenÃveis com medidas básicas de saúde pública e acesso à atenção médica adequada. A falta de saneamento básico, acesso à água potável e alimentação nutritiva, além de condições precárias de moradia, contribuem significativamente para a proliferação dessas doenças.
Leia a matéria completa no site Cenário MTÂ