Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Saúde do Ceará realizou, nesta terça-feira (3), o lançamento da campanha Setembro Amarelo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza. O mês é de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

Durante o evento, a Sesa e o Instituto Dragão do Mar, representados, respectivamente, pela secretária executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Vaudelice Mota; e pela diretora de formação do Instituto Dragão do Mar, Bete Jaguaribe, que integra a Secretaria de Cultura do Estado (Secult); assinaram um termo de cooperação para a realização de palestras e eventos sobre saúde mental nos equipamentos culturais do estado.

A gestora da Sesa, que representou a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, destacou que a prevenção à autolesão deve acontecer durante todo o ano. “São tempos difíceis e devemos estar sempre muito atentos a nós e aos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho. É muito bem-vinda, essa parceria com o Instituto Dragão do Mar, nesse tema de alta relevância”, disse.

A coordenadora de Políticas de Saúde Mental da Sesa, Rane Félix, explica que o objetivo do termo de cooperação é disseminar informações sobre o assunto para além do mês de setembro. “Os equipamentos culturais, com esse termo, passam a ser nossos parceiros na promoção da saúde mental. Os gestores e pessoas da comunidade poderão ter informações sobre o assunto, por meio de debates, oficinas e capacitação”.

Em sua fala, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi) da Sesa, Carla Barroso, citou o projeto voltado para a saúde mental dos trabalhadores da Saúde, já implantado no Nível Central. “É importante cuidar de quem cuida das pessoas e temos um psicólogo que faz uma escuta para os trabalhadores da Sesa”, pontua.

A diretora de formação do Instituto Dragão do Mar, Bete Jaguaribe, chamou a atenção para o papel da cultura na vida das pessoas. “Queremos acentuar a importância dessa parceria, já que a cultura tem uma centralidade forte na vida das pessoas, especialmente para quem tem dificuldades com a saúde mental. Queremos articular parcerias nessa perspectiva, colocando nossos equipamentos à disposição”, pontuou.

Na ocasião, a psicóloga e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alessandra Xavier, ministrou a palestra “Políticas Públicas salvam vidas: intersetorialidade e interseccionalidade do cuidado nas ações de prevenção ao suicídio”.

O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se discutir saúde mental e promover ações de prevenção ao suicídio, sendo 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, a Sesa realiza programação sobre o assunto.

Leia no portal do Governo do Ceará

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias