Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A denúncia foi apresentada nesta quarta-feira (25) pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) 

Comunidades indígenas do Vale do Javari, no Amazonas, estão em situação crítica devido a seca extrema e não estão recebendo apoio em saúde e alimentação. A entidade informou que já convocou a FUNAl (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e SESAl (Secretaria de Saúde Indígena) para esclarecimentos sobre a situação do Vale do Javari, que segundo a Univaja “se encontra em estado de calamidade pública”.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a entidade informou ainda que há mais de 70 comunidades completamente isoladas com extrema dificuldade de acesso a alimentos, já que o baixo nível dos rios afeta a pesca, a produção local de alimentos e o transporte dos indígenas que dependem dos fluxos de água.

Segundo relatório da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgado nesta terça-feira (24) o Amazonas possui o maior número de territórios indígenas afetados pela seca extrema na Amazônia.  São 42 territórios e 3 mil domicílios indígenas.

O Vale do Javari é uma terra indígena localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do Amazonas. Foi demarcada por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso maio de 2001.

 

Leia no portal da BandNews Difusora

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias